Life Achievements

Todo mundo precisa de objetivos na vida. É o que nos move, o que nos motiva a acordar todos os dias e ir atrás do nosso ideal. E ele pode ser representado de várias maneiras: um emprego decente, dinheiro, a formação de uma família, encontrar a cura da Aids, voltar a andar, assassinar José Dirceu ou comer a Monica Belucci.

Achievement_Locked
Merda! Vai ser meio difícil pra mim destravar esse...

Eu não tenho objetivos de vida. Não anseio por família, já tenho um emprego decente e provavelmente gastaria todo meu dinheiro em cerveja. Meus objetivos de ter uma educação boa o suficiente para ter um trabalho que eu pudesse me sustentar já foi conquistado há algum tempo. O que fazer então?

A indústria dos games achou as respostas:
Ao terminar um jogo, você adquire aquele sentimento de dever cumprido. Desliga o videogame/computador, e vai fazer algo que te lembre que você tem uma vida, como interagir com outras pessoas, assistir TV ou comprar outro jogo. Mas isso é passado. Hoje em dia, terminar o jogo não se limita a chegar ao final dele. Sempre vai ter aquela questão “Quantos achievements você conseguiu?”. Até jogos online, que não possuem fim têm achievements dos mais diversos tipos. “Matar 10 num mesmo round”, “Conseguir 25 headshots”, “Matar um esquadrão inteiro usando apenas os punhos” ou “Irritar um server inteiro apenas usando aqueles áudios do Alborghetti”.

Foi uma solução maravilhosa. Apesar de nunca ter tido uma namorada, você já cumpriu 93%  dos achievements do seu XBox 360, o que faz de você o macho alfa do grupo.

É isso que eu precisava para mim. Se faltava um incentivo para eu fazer alguma coisa da minha vida, esse incentivo veio na forma de achievements imaginários pulando na minha frente quando eu realizo algo. Por isso criei uma lista, no melhor estilo “achievements de video game” com esses objetivos. A lista completa estará sempre atualizada em http://paulovelho.com/achievements/

Pessoal

Quase o Paulo Coelho...
Quase o Paulo Coelho...

Diz a sabedoria popular que nossa vida só é completa quando escrevermos um livro, tivermos uma árvore e plantarmos um filho, ou algo do tipo. A árvore é um objetivo estúpido demais. O filho é um problema, já que ele eliminaria a possibilidade de eu alcançar 2/3 dos outros achievements. E, parafraseando Brás Cubas, talvez seja melhor não transmitir a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Escrever um livro, então, é um dos meus objetivos pessoais de vida. E eu nem preciso me esforçar muito para ser melhor que o Paulo Coelho. Outros objetivos são: correr uma maratona, ganhar um Oscar e ser atingido por um raio.

Viagens

Conhecer os 7 continentes
I've been everywhere!

Como eu vou chegar na Antártida e o que eu vou fazer lá é o verdadeiro grande desafio deste Achievement. Tenho muitos planos em relação a viagens, como conhecer 200 países, pegar a trilha para Machu Pichu, nadar com golfinhos ou participar da Grande Corrida do Queijo na Inglaterra.

Profissional

Hoje sim, hoje sim... hoje não?
Podia ser eu, ao invés do Rubinho!

Não que eu seja muito bom dirigindo, mas já andei de kart 3 vezes. Mas que merda, se o Nelsinho Piquet pode correr pela Fórmula 1, porque eu não posso? Acredito que eu esteja mais ou menos no nível dele. Acho que até aquele cara que meteu o carro nas escadas de um prédio na Paulista está. Outros objetivos profissionais são: trabalhar no Google, conseguir um mestrado e ganhar 1 milhão de dólares.

Família e vida amorosa

Casar em Las Vegas
...e provavelmente bêbado...

Imaginei que casar com a Tânia Oliveira seria um objetivo complicado demais para uma criatura tão bonita quanto eu. Então esse ficou de fora e foi substituído simplesmente por “casar”. Mas tem que ser em Las Vegas – e, fica subentendido que eu deverei estar bêbado (ou louco) para realizar essa árdua tarefa. Acredito que outros objetivos, como ir para o Mardi Gras e outro que remete ao cinturão de ouro da terceira temporada de How I Met Your Mother deveriam entrar aqui, afinal, sabiamente não tenho muitos objetivos em minha vida amorosa.

Sobrevivência

Sobreviver a 2012
Ron Emmerich deve estar orgulhoso

2012 tá logo aí… Então não tardará para vermos os resultados deste achievement. Render um bandido armado durante um assalto e sobreviver a um ataque de zumbis são outras particularidades que deverão ser realizadas em minha vida na primeira oportunidade.

Lembrando que a lista completa está em http://paulovelho.com/achievements e quando eu achar justo, atualizo o blog com alguma novidade em meus objetivos.

P.S.: Antes que alguém reclame: Reconhecidamente, existem 193 países no mundo. Porém há muitos territórios que EU considero país. Se eu for pra Guiana Francesa ou pra Groenlândia não será a mesma coisa que ir pra França ou para a Dinamarca, respectivamente. Ainda existem cerca de 60 colônias no mundo, então eu posso visitar bem mais que 200 países. Isso sem contar regiões como a Ilha de Páscoa – que eu não considero ser a mesma coisa que visitar o Chile – ou aquela plataforma de petróleo perdida no norte do Atlântico que vive sob suas próprias leis. Assim, o objetivo de visistar 200 países é válido!