A música de Richard Cheese

Houve uma época em que eu simplesmente abominava qualquer mudança de ritmo, versão ou até letra de uma mesma música. Parecia algo exemplarmente imbecil pegar uma música qualquer e alterá-la de alguma forma. Não me culpe. Parte de minha motivação pelo repúdio a essa prática vêm de feitos como o “Bate bate bate na porta do céu” de Zé Ramalho (que, por acaso, tem um CD inteiro só estragando as versões de Bob Dylan) ou essa pérola do grupo Brucelose, digna de nossos aparelhos digestivos, que conseguem transformar um delicioso e caríssimo almoço em merda pura.

Mas até pouco tempo eu não imaginava que essas transformações pudessem ser feitas de forma totalmente benigna e até proveitosa. Devido à influência do Rockabilly, comecei a acompanhar algumas transformações de músicas medianas ou péssimas em animados rocks dançantes, provenientes de bandas como “The Baseballs” ou “Dick Brave & the Backbeats“.

Porém o que me encanta agora mesmo é a alteração total do ritmo de uma música, de forma até engraçada, e mantendo a essência. Algo como a sensacional orquestra de Waldemar Malicki, que genialmente transforma algumas músicas pop em ópera:

Mas o grande gênio dessa arte a qual o post se refere atende pela alcunha de Richard Cheese. Mark Jonathan Davis, humorista nascido em New York trabalhava numa rádio focada em rock. O personagem inicial era um senhor que vivia tentando convencer a rádio a tocar músicas dos anos 40 e 50. Assim surgiu Richard Cheese e sua banda, Lounge Against the Machine, que transforma em Lounge algumas músicas de sucesso. Versões maravilhosas de Madonna, Michael Jackson, Coldplay, entre outras. Cheese já vendeu mais de 150.000 CDs, que variam entre nomes geniais como “Tuxicity”, “I’d like a virgin”, “The Sunny Side of the Moon” e “Viva la Vodka”.

Richard Cheese
Ricardo Queijo, para os íntimos

Alguns exemplos da maravilhosa imbecilidade de Richard Cheese:

[audio:http://blog.paulovelho.com.br/wp-content/uploads/2010/10/02-Yellow-—-Coldplay.mp3|titles=Richard Cheese’s Yellow (Coldplay)] [audio:http://blog.paulovelho.com.br/wp-content/uploads/2010/10/07-Hey-Ya-—-OutKast.mp3|titles=Richard Cheese’s Hey Ya! (OutKast)]

e minha favorita do cara:

[audio:http://blog.paulovelho.com.br/wp-content/uploads/2010/11/18-Creep-—-Radiohead.mp3|titles=Richard Cheese’s Creep (Radiohead)]

Se gostou, vá atrás de tudo o que for possível ouvir do cara. A banda dele também é divertidíssima, além de talentosa… Assistir um show de Richard “fucking” Cheese é um dos objetivos que já entraram pros achievements de minha vida.

Para saber mais:

http://www.thebaseballs.com/

http://www.richardcheese.com/

http://www.myspace.com/richardcheese

<object width=”640″ height=”385″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/lw5LddRwGNU&hl=pt_BR&fs=1&”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/lw5LddRwGNU&hl=pt_BR&fs=1&” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”640″ height=”385″></embed></object>